Blog Contra Grife

Novidades e conteúdo exclusivo sobre música e entretenimento cult.

Em 1968, Jimi Hendrix e seu empresário, Michael Jeffery, compraram uma discoteca recém extinta. Chamada The Generation, era localizada no número 52 Oeste da 8ª Avenida, em Greenwich Village, Nova York – um local que Hendrix frequentava para apresentações improvisadas e jam sessions noturnas antes da fama. The Generation era conhecida por shows ao vivo tão diversificados e lendários como Big Brother & the Holding Company, B.B. King, Chuck Berry, Dave Van Ronk, Sly & the Family Stone, para citar alguns. Em vez de renomear o clube e continuar com o modelo de negócios ao vivo do local (a visão original de Jimi para o projeto), os consultores Eddie Kramer e Jim Marron, convenceram Hendrix a converter o espaço em um estúdio de gravação profissional. O arquiteto, John Storyk, projetou cada detalhe estrutural e, a partir daí, nasceram as origens do famoso Electric Lady Studios, único estúdio de gravação de propriedade de um artista na época.

O Nº 52, Oeste da Oitava Avenida, NY.

 

O Electric Lady foi concebido para não seguir o modelo habitual de estúdio até então. Parecia um covil psicodélico, com paredes curvas, luzes multicoloridas e murais eróticos de ficção científica para ajudar o fluxo criativo. Jimi sempre adorou o poder dos tons das cores e os usou à sua forma nas duas salas de gravação do Electric Lady (hoje são 4 + 1 sala de mixagem). Infelizmente, Hendrix morreu menos de um mês após a festa de abertura, ocorrida dia 26 de agosto de 1970.

Escadas que levam aos “Studio A e B” no subsolo do Electric Lady.

 

Ambas as salas de gravação não mudaram quase nada desde que Jimi o inaugurou, ainda existem as pinturas da época penduradas nas paredes, os mesmos sofás e a coleção de microfones vintage. No Studio B, chamado “Purple Haze”, ainda há o console roxo original da época.

O famoso console roxo.

 

Por ali passaram importantes nomes da música, dentre os quais: U2, Billy Cobham, Curtis Mayfield, Carly Simon, Peter Frampton, David Bowie, Bad Religion, Stevie Wonder, AC/DC, Led Zeppelin, John Lennon, Billy Joel, The Clash, Frank Zappa, The Cult, The Rolling Stones, Guns N’ Roses, Patti Smith, Phil Keaggy, Kiss, Al Green e muitos outros. Nomes mais recentes que também passaram pelo estúdio incluem: Adele, Christina Aguilera, Lana Del Rey, The Arcs, The Kills, Daft Punk, Beck e Ryan Adams. Em 2011, Marcelo D2 gravou no Electric Lady sua canção “Na Veia”, o primeiro samba gravado no estúdio.

O Studio ‘A”, sala principal do Electric Lady, que ainda tem suas paredes arredondadas originais e seu teto em espiral, gravou hinos eternos do rock. Entre eles estão Back in Black – 1980, do AC / DC, e músicas de três álbuns do Led Zeppelin (Houses of the Holy – 1973, Physical Graffiti – 1975 e The Song Remains the Same – 1976), entre tantas outras.

O “Studio A”, que viu nascer algumas das maiores criações do Rock.

 

Mesmo sem a presença de Hendrix, o estúdio resiste ao tempo. A maioria dos outros grandes estúdios de Nova York, como o Hit Factory, o Record Plant e o estúdio da Sony Music, já foram obrigados a encerrar suas atividades nos últimos anos.

Sala de espera do “Studio B – Purple Haze”.

 

Eddie Kramer, o engenheiro preferido de Hendrix e uma força na criação do estúdio, tem uma explicação simples para sua longevidade: “Vibe!”. Sentado em uma pequena sala na cabine de controle para uma das quatro salas de gravação do Electric Lady, complementa: “Queríamos criar um ambiente onde Jimi pudesse sentir-se realmente feliz e sentir que poderia criar qualquer coisa.”.

Um lugar que, com certeza, exala magia.

Curtiu? Confira um amplo catálogo de estampas cult e rock’n’roll na Contra Grife – Camiseteria e escolha suas preferidas: www.contragrife.com.

Um manancial de grandes e eternas memórias
de tudo que é e foi relevante,
de tudo que não pode ser esquecido.

Relacionamento

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco. Fone: 51 3541.7621 | contato@contragrife.com Rua Guilherme Lahm, 1874 - Jardim do Prado Taquara/RS

Formas de Pagamento

Formas de Envio

Certificados

Selo de Segurança - Chuck Norris Approved
Selo de Segurança - Chuck Norris Approved

Pin It on Pinterest